Depois de 6 encontros regionais, nos quais debatemos diretamente com os municípios nossas propostas de políticas municipais, fizemos, nos dias 10, 11 e 12 de junho, em Rio Bonito o XVIII Encontro Estadual do Partido Verde do Rio de Janeiro. Graças ao apoio da Fundação Verde Herbert Daniel foi possível reunir representantes de 41 municípios para consolidar as propostas já levantadas nos encontros regionais.

Foram 3 dias de muito trabalho, mas também de muita confraternização. A participação de todos dirigentes e filiados presentes ao encontro foi muito intensa e possibilitou ao PV do Rio de Janeiro qualificar mais ainda os debates programáticos que estão ocorrendo em cada cidade do estado. Com essas propostas o partido pretende contribuir para apresentação de programas de governos que pensem a cidade e a sociedade a partir da sustentabilidade: ecológica, econômica e social e mostrar que o que nos move é a prática política realizada sob preceitos éticos inegociáveis. E isso será feito também nos municípios em que estaremos apoiando candidatos de outros partidos. Qualquer negociação de aliança será feita nas propostas tiradas desse encontro, sem negociação de cargos, mas fechados em cima de propostas programáticas.

Na parte final do encontro o Membro do Conselho Curador da Fundação Verde Herbert Daniel, da Executiva Nacional do partido e Presidente do PV do Ceará, Marcelo Silva, fez uma explanação da sua trajetória com Prefeito de Maranguape, gestão que teve vários prêmios por sua excelência e criatividade na resolução dos problemas daquela cidade.

A juventude verde do Rio presente ao encontro, apresentou uma moção contra as diversas ações do Deputado Federal do PV de São Paulo, Evandro Gussi, que vão ao encontro do ideário do partido. Ações como defender que a família só pode ser reconhecida se for de casal heterossexuais, desrespeitando a posição do PV a favor das famílias compostas por casais do mesmo sexo, a moção foi aprovada por aclamação.

Roberto Rocco, Vice Presidente do Partido Verde no Rio e Secretário Nacional de Mobilização fechou o evento falando da responsabilidade que todos os dirigentes e militantes terão nas eleições municipais deste ano, fazendo campanhas com a cara do PV e utilizando nosso programa e as diretrizes tiradas nesse encontro.

Municípios participantes:
Araruama
Armação dos Búzios
Arraial do Cabo
Barra Mansa
Belford Roxo
Cabo Frio
Cachoeiras de Macacu
Cambuci
Campos dos Goytacazes
Carapebus
Duque de Caxias
Engenheiro Paulo de Frontin
Guapimirim
Iguaba Grande
Itaboraí
Itatiaia
Laje do Muriaé
Magé
Mangaratiba
Maricá
Nilópolis
Niterói
Nova Iguaçú
Paracambi
Paraíba do Sul
Petrópolis
Pinheiral
Porto Real
Quatis
Rio Claro
Rio de Janeiro
Saquarema
Santo Antônio de Pádua
São Gonçalo
São José de Ubá
São José do Vale do Rio Preto
São Pedro da Aldeia
Tanguá
Teresópolis
Valença
Volta Redonda